Decoração

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sala de estar reflete o estilo da família


A sala é um ambiente de convívio social. Deve agradar a todos os moradores e estar em harmonia com o estilo do resto da casa. Apartamentos com menos de 200 m² devem ter móveis baixos, já que, segundo Sasson, os altos “fecham o ambiente”. Se a sala é pequena, “vidros com cor, espelhos, qualquer coisa que tenha reflexivo dá a impressão de profundidade”, explica o designer.

“Use capas de algodão ou linho nos sofás, assim elas poderão ser lavadas sempre sem ficarem com a aparência de velhas”, indica a decoradora Ana Maria, “e use e abuse de plantas, velas e flores”.

Ela também aconselha que se faça um espaço para as bebidas, como uma mesa bar, “que pode ser simples e bem transada”, diz. Quanto à iluminação da sala, ela recomenda evitar o excesso de spots no teto, “a luz indireta cria ambientes mais românticos e aconchegantes”.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Sugestao de churrasqueira


Sobre o deck que substitui o telhado desta casa em São Paulo, o arquiteto paulista Francisco Barros ergueu duas paredes de tijolos de demolição (Construvelho) com proteção de silicone – uma para abrigar a área da churrasqueira e outra para aplacar o vento. Uma cobertura de concreto resguarda o local de 30 m². “Se fosse todo desse material, o recanto ficaria visualmente sobrecarregado”, avalia Francisco. O toldo retrátil manual (Stobag) barra o sol sem restringir o uso do terraço. Pia de granito (Pedras Passinho) com frontão de pastilhas cerâmicas (Jatobá), churrasqueira Serv-Lar Lareiras, cadeiras Tok & Stok e luminárias Ella Iluminação.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Apê de praia


Como você imagina um apartamento no litoral? Barcos em miniatura nas prateleiras, móveis de fibra natural na sala, almofadas com motivos navy sobre o sofá? Nada disso faz parte do décor deste dúplex, que fica bem pertinho do mar, mas longe de uma convencional decoração praiana
Sobre o aparador espelhado no caminho para o lavabo, bebidas, castiçais e divertidas esculturas para descontrair. Embora não haja surfistas na casa, os adesivos comprados pelo Ebay garantem pranchas com motivos florais e emblemas do esporte na parede.
Amanhece em Ubatuba, no litoral paulista. O mar, sonoro e úmido, baforeja nos janelões de vidro deste dúplex os sinais do verão: calor intenso, céu azulíssimo e brisa refrescante. Aos seus moradores, um casal jovem com dois filhos, resta acordar com a água esverdeada bem em frente à sala, inebriados pela maresia. "Eles desejavam algo contemporâneo no design e nas cores, tudo fora dos clichês de decoração de praia. A residência deles do dia a dia é rústica, portanto, a do litoral deveria ser bem diferente", explica Andrea Murao, arquiteta responsável. na lista de alterações de layout, a proposta de transformar a parede de alvenaria do quarto do casal em um grande mirante foi bastante proveitosa. como a varanda da suíte era bem pequena e havia janelões no living que faceavam o mar, não houve dúvidas quanto ao que fazer. Parede abaixo, escada realocada na sala e, ao final, para os amantes das manhãs, uma vista privilegiada através do "cais" particular

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Entre o fado e a bossa


"Toda casa é feita de pormenores". É com este respeito aos detalhes que a designer de interiores Mónica Penaguião converte casas em lares. Mesmo com o sotaque forte, o compasso e os passos ligeiros, somados ao carisma tipicamente tórrido e seu talento em decifrar o estilo do brasileiro, não fazem mais dela uma imigrante no Brasil, onde mora há 12 anos.

A conceituada profissional portuguesa, conhecida pelos trabalhos que realiza mundialmente, trocou o sossego de Portugal pelo mar agitado do Rio de Janeiro, emoldurado logo ali, na janela de seu apartamento no Leblon, onde vive com o marido e os dois filhos. E é nele que a prova de suas façanhas pelo décor nada arbitrário acontece, onde o conforto e o bom design são trabalhados acima de qualquer estética.

O passaporte bastante carimbado lhe rendeu o gosto por várias culturas, que aqui a visitam pela arte. "Só não pude trazer muitos quadros por causa da maresia, que acaba por corroer a tinta", explica Mónica. Mas música e livros não faltam. "É uma delícia viver assim, com a arte por perto". A amálgama de sua decoração traz peças assinadas e também de sua linha própria, comercializada em sua loja em Lisboa, a Poeira, e que acaba de inaugurar endereço no Rio: "Quero ver os cariocas saciarem sua sede por design", brinca.
Tratado a luz e brisa, o grande living, que divide espaço com a mesa de jantar desenhada por Mónica, foi abençoado pela iluminação natural que vem dos janelões e pelo ar fresco do mar. A proximidade do apartamento com a praia é tamanha que é possível ouvir o burburinho dos banhistas à beira-mar, o anúncio do vendedor, o assobio do ciclista para a morena que passa.

A trilha tipicamente carioca entoa o dia a dia da família, que já se acostumou a ritmá-lo com a da casa. "Não dispenso a música em minha vida. Independentemente do que eu esteja fazendo, sempre escuto meus CDs." É a verdadeira tradução da privacidade de dentro com a liberdade de fora.

Esta profusão também lembra a base branca que a moradora soube administrar com pequenas e boas pinceladas de cor. O piso era escuro e sem vida e foi pintado

terça-feira, 4 de maio de 2010

Apartamento pequeno


É um apartamento de 63 m² para ser observado com atenção para que toas as intervenções mostrem que e possivel inovar por meio da marcenaria e da decoração.

Nas soluções, o imenso painel de mdf revestido de Nogal Terracota recobre a parede onde está localizada a TV e o rack, ressaltada pelas pastilhas de marmore localizada na faixa esquerda do piso ao teto.

Ao lado da porta de entrada, tem um painel de espelhos que delimita e amplia o espaço do bar, sinalizando que a integraçao foi fundamental. Na cozinha, de frente para o bar, nichos e armarios sob medida propoem espaços par utensilios. Já a mesa de jantar de vidro, cercada por cadeiras de acrilico, funciona como extensão do balcao de granito preto.